Pesquisar

27/11/2010

Os metais e o homem.

Encontramos, com freqüência, vários metais em nossa vida diária, como, por exemplo, ferro, ouro, cobre, alumínio etc. Se prestarmos atenção, notaremos que os metais e suas ligas estão sempre presentes nos diversos setores da atividade humana: construção civil, indústria de veículos automotivos, meios de transporte e de telecomunicações, indústria química, medicina, odontologia etc.
Desde que começaram a ser utilizados, os metais ocupam um papel fundamental na história da humanidade. Os egípcios usavam lâminas de cobre como espelhos e fabricavam pentes de latão - liga de zinco e cobre. Os romanos usavam o cobre em bombas d’água e o chumbo nos encanamentos de distribuição de água. A máquina impressora de Gutemberg, as máquinas da Revolução Industrial e, atualmente, bicicletas, aviões, foguetes, todos construídos com metais, são também exemplos da sua importância.
Hoje o plástico vem sendo cada vez mais utilizado, mas ainda não é capaz de substituir os metais em certas atividades. É por essa razão que os metais e suas ligas ainda ocupam lugar de destaque no cenário mundial. Como seria a vida do homem moderno se, em dado instante, se esgotassem todas as fontes de metais do mundo e se todos os equipamentos e instalações feitos de metal fossem destruídos?
Por que os metais são tão importantes? O que faz com que os metais desempenhem uma gama tão variada de funções? Quais são os benefícios que a utilização dos metais traz para a humanidade?
Os metais apresentam algumas propriedades que fazem com que eles sejam úteis para variadas aplicações. Eles apresentam propriedades diferentes, que variam conforme sua natureza.
Consideremos, primeiramente o brilho e a cor. Quando polidos, os metais mostram-se brilhantes. Isso se deve ao fato de refletirem luz. Se o metal refletir todas as cores do arco-íris, sua coloração será prateada. Caso contrário, refletirá a cor que ele não absorve: como o ouro que é amarelo e o cobre que é avermelhado.
O ouro e a prata, por serem metais de maior brilho, são usados em joalherias. Utilizados na fabricação de moedas, esses dois metais, e também o cobre, são chamados metais de cunhagem.
O ouro 18 quilates é uma liga que contém 75% de ouro, 12,5% de prata e 12,5% de cobre. O ouro de cunhagem contém 90% de ouro e 10% de cobre. A prata de cunhagem contém 90% de prata e 10% de cobre.
Outra propriedade a ser considerada é a condutibilidade elétrica. A prata, por exemplo, é um metal que apresenta alto grau de condutibilidade. Entretanto, seu elevado preço não permite o seu uso na fabricação de fios elétricos. Nesse caso, emprega-se o cobre, que também é um bom condutor e apresenta custo mais baixo.
A diferença no grau de condutibilidade é importante. Numa lâmpada elétrica, há muitos metais: zinco, cobre, estanho, chumbo, ferro, níquel e tungstênio. O filamento é de tungstênio, cujo grau de condutibilidade elétrica é cerca de 340 vezes menor que o da prata. Devido à sua condutibilidade moderada, oferece certa resistência à passagem de corrente elétrica. Isso faz com que o metal se aqueça a tal ponto que se torna incandescente, emitindo luz.
Outra característica do tungstênio que favorece o seu uso na filamento da lâmpada é a sua elevada temperatura de fusão ( cerca de 3410° C). Dessa forma, o filamento não se funde com a passagem da corrente elétrica.
Do ponto de vista tecnológico, a dureza e a densidade também são propriedades importantes. O ferro e o alumínio são classificados como metais duros. O magnésio, o alumínio e o titânio são considerados metais pouco densos (inferior a 5 g/cm3).
Costuma-se afirmar que o titânio é o metal do futuro. Na construção de aviões supersônicos, ele é o metal que oferece as maiores vantagens. Uma delas é a sua temperatura de fusão (cerca de 1670° C) que o coloca em posição favorável se comparado, por exemplo, ao alumínio, cuja temperatura de fusão (cerca de 660° C) é relativamente baixa. Quando o avião está em movimento, a temperatura tende a se elevar ao longo de todo o corpo do avião, devido ao atrito do ar com suas paredes metálicas. Se este tipo de avião fosse construído com alumínio a possibilidade de algumas partes entrarem em fusão seria muito maior.
A medicina também utiliza metais em instrumentos e aparelhos de implantes cirúrgicos, como válvulas, marcapassos e articulações artificiais. Materiais metálicos usados nesses casos devem oferecer grande resistência à corrosão, pois muitos deles permanecem no corpo humano. Na odontologia, metais são usados em restaurações, sob a forma de amálgamas, em armações metálicas para próteses, brocas, boticões e outros.
A maleabilidade, que permite moldar e deformar, também é uma propriedade importante. O ouro é tão maleável que se consegue obter dele folhas finíssimas (filmes). Esses filmes são usados nos visores dos capacetes de astronautas, nos vidros das cabines dos aviões e nos veículos espaciais como proteção contra radiações infravermelhas.
Você percebeu, com esses exemplos, a importância e a variada utilização dos metais na nossa sociedade atual. E, podemos concluir que o uso dos metais é determinado pelas suas características. O emprego de certo metal em uma dada aplicação se deve ao modo como este metal se comporta, ou seja, suas propriedades específicas.

enviado pela: Alessandra Farias

23/11/2010

Processos de soldagem

Atualmente são usados mais de 50 processos diferentes de soldagem nos mais diversos tipos de indústria, desde a microeletrônica e ourivesaria até a construção de navios e grandes estruturas, passando pela fabricação de máquinas e equipamentos, veículos e aviões e muitas outras. Cerca de 70% do PIB de um país está relacionado de alguma forma à soldagem.
 
    A solda deve propiciar forte aderência mecânica, e no caso de soldas em equipamentos elétricos ou eletrônicos deve permitir a mínima resistência elétrica.
 
    O processo envolve muitos fenômenos metalúrgicos como, por exemplo, fusão, solidificação, transformações no estado sólido, deformações causadas pelo calor e tensões de contração, que podem causar muitos problemas práticos. Estes podem ser evitados ou resolvidos aplicando-se princípios metalúrgicos apropriados ao processo de soldagem.
 
    A Soldagem é sem sombra de dúvida o modo mais utilizado para unir duas partes metálicas, que é um processo de união, utilizando uma fonte de calor, com ou sem aplicação de pressão. Características do Processo de Soldagem:
  • Produzir energia para unir dois metais
  • Evitar o contato da região aquecida com o ar atmosférico
  • Remover contaminações das superfícies que estão sendo unidas
  • Controlar as transformações de fase na junta soldada
    Os processos de soldagem podem ser classificados de acordo com o tipo de fonte de energia ou de acordo com a natureza da união. Industrialmente, os processos de soldagem mais empregados são os que utilizam a eletricidade como geração de energia para realizar a união. A soldagem por resistência envolve as seguintes variantes de processo: soldagem a ponto, soldagem com costura, soldagem topo-a-topo e soldagem com ressalto. Já a soldagem com arco elétrico pode ser subdividida entre soldagem com eletrodo consumível e soldagem com eletrodo não consumível. No primeiro caso estão englobados os processos de soldagem com eletrodo revestido, processo de soldagem MIG/MAG, processo de soldagem com eletrodo tubular e processo de soldagem com arco submerso. Os processos que utilizam eletrodo não consumível são soldagem TIG e soldagem com plasma.
Todos os processos citados podem ser utilizados para soldagem dos aços inoxidáveis. A escolha vai depender de diversos fatores que são abordados a seguir.
    A escolha do processo de soldagem envolve basicamente quatro fatores:
  • O projeto da junta (tipo, posição,...)
  • A espessura do material
  • A natureza do material a ser soldado
  • O custo de fabricação (produtividade, qualidade da junta, durabilidade do produto...)

Brasagem

    Uma operação parecida e confundida com soldagem é a brasagem. A principal diferença entre a brasagem e a soldagem é o fato de que na brasagem não há fusão do metal de base. A união é obtida pela difusão entre metal de adição (fundido) e o metal de base (sólido). Outra diferença é o mecanismo responsável pelo preenchimento da cavidade, o qual ocorre pelo efeito de capilaridade.
    Existem alguns tipos de processos híbridos de brasagem, atualmente utilizados na indústria automobilística de ponta, como o processo Laser Brazing.

enviado pela: Francini Medeiros, Gabriel Monteiro.

14/11/2010

Áreas abrangentes da metalmecânica





O curso de metalmecânica tem como finalidade abranger e preparar os alunos para o Mercado de trabalho dentro da Indústria,sendo estes o:

FUNILEIRO INDUSTRIAL
Funileiro ou bate-chapa ( (ou ainda flandeiro, folheiro, lanterneiro ou latoeiro) é o profissional metalúrgico que trabalha com a confecção de peças em folha-de-flandres.O nome remete à fabricação de peças moldadas a partir de chapas metálicas, como componentes de alambiques.
SERRALHEIRO INDUSTRIAL
Atua em estruturas metálicas, com solda entre outras atividades relacionadas a função.Irá recortar, modelar e trabalhar barras perfiladas de materiais ferrosos e não ferrosos para fabricar esquadrias, portas, grades, vitrais e peças similares.
SOLDADOR
A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem.

AUXILIAR DE PROMOÇÃO DE VENDAS
Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço

ASSISTENTE DE VENDAS
O Assistente de Vendas, tem suas funções subordinada diretamente a um Gerente de Vendas, Coordenador de Vendas, ou a um Supervisor de Vendas.
Sua função, consiste no acompanhamento de pedidos de venda, nos resumos de verificação e controle de vendas por vendedor ou representante, no resumo e controle de vendas por item, por região, por volume e características.

material enviado pela: Alessandra Farias

13/11/2010

COMPLEXO METAL-MECÂNICO

O complexo metal-mecânico engloba tanto as indústrias que se destinam á produção e ás transformações de metais, o que inclui tanto as empresas de bens e serviços intermediários como exemplo: fundições, forjarias, oficinas de corte, soldagem, etc., quanto os estabelecimentos destinados aos produtos finais como; bens de consumo, equipamentos, maquinaria, veículos e material de transporte. Conforme Laplane (1990) pode-se dizer que este grupo de atividades também representa o conjunto da produção de bens de capital e de bens de consumo duráveis.
O complexo metal-mecânico constitui um conjunto extremamente amplo e diversificado de setores de atividades econômicas, cuja característica comum consiste no fato de que os produtos gerados consubstanciam tecnologias em que os conhecimentos e técnicas, relacionados com a produção, processamento e utilização de metais constituem uma componente dominante (ROSENTHAL, 1995 apud IPECE, 2005).
Segundo Laplane apud Macedo e Campos (2001), só é possível nomear as atividades metal-mecânicas de complexo devido à existência de “encadeamentos” econômicos de suma importância entre as atividades, como exemplo: o fornecimento de equipamentos, componentes e acessórios de uma atividade para outra. No entanto, é importante destacar que o complexo mostra uma grande heterogeneidade, não só em relação aos produtos e ás firmas mais principalmente em relação à tecnologia utilizada nas diversas atividades.

material enviado pela: Francini Medeiros

11/11/2010

Saiba mais sobre o "Projovem Trabalhador"

 Os cursos oferecidos são Metalmecânica, Construção e Reparos I, Madeira e Móveis, Agroextrativista, Turismo e Hospitalidade, Alimentação, Serviços Domiciliares, Serviços Pessoais, Vestuário e Telemática. São cursos de 350 horas/aula, desenvolvidos em um período de seis meses, e gratuitos. A execução está a cargo da Organização Não-Governamental Aldeia, de Canoas, vencedora da licitação feita pela Prefeitura rio-grandina, à qual cabe coordenar, organizar e gerenciar este programa em Rio Grande. Durante o lançamento, o prefeito Fábio Branco assinou o contrato de execução do programa com a Aldeia. O desenvolvimento do "Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã" em Rio Grande tem investimento de R$ 2,073 milhões do MTE e contrapartida de R$ 380 mil da Prefeitura rio-grandina.


 Fabio Branco lembra que Rio Grande está vivendo um momento muito importante, com um novo modelo de desenvolvimento e investimentos de maior duração no Polo Naval. Ele observa que a P-55 está em construção no dique seco e, a partir de janeiro de 2011, começa a construção da P-63 e dos oito cascos de plataformas para o Pré-sal. "Teremos o nosso Polo Naval mais competitivo, atraindo mais empresas sistemistas e especistas. Deverão ser gerados em torno de 15 mil empregos diretos e 35 mil indiretos em determinados períodos. Precisamos fazer com que nossa mão-de-obra esteja preparada para atender a demanda e que as empresas contribuam, contratando os trabalhadores locais", destacou.


material enviado pela: Alessandra Farias

Qual a importância da metalmecânica em Rio Grande?


As oportunidades na cidade de Rio Grande estão crescendo cada vez mais,
e claro, com qualificação fica mais fácil de se conseguir uma oportunidade.

>>Estaleiro Rio Grande ERG 1

Segundo Walter Torre Jr., o dique seco do Rio Grande está no mesmo nível dos construídos pelos asiáticos e, após concluído, entrará na disputa pela construção de navios no cenário internacional. "Após conhecer a área, uma empresa de Cingapura entrou em contato conosco na intenção de firmar sociedade", conta Walter Torre Jr.
O presidente da WTorre falou também que Rio Grande deverá se consolidar como o maior pólo metal mecânico do País, entre os primeiros do mundo.
(Fonte: www.skyscrapperlife.com)

Por isso vale apena buscar a qualificação... pois junto com o crescimento do mercado de trabalho na cidade, podemos crescer profissionalmente cada vez mais.


material enviado pela: Francini Medeiros

10/11/2010

Um pouco mais sobre metalmecânica

A indústria metal-mecânica (ou indústria metalomecânica, podendo ser ainda conhecida como metalurgia mecânica) incorpora todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados, desde a produção de bens até serviços intermediários, incluindo máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte.

Dentro dos campos de estudo da metal-mecânica encontram-se os processos de deformação plástica, soldadura, fundição e maquinagem. Engloba ainda o estudo das propriedades dos materiais utilizados, o seu projecto e selecção, e ainda de fenómenos de quebra destes como a fadiga, a fluência ou o atrito.

material enviado pela : Francini Medeiros

09/11/2010

Quem somos nós...

"Somos alunos do projovem 2010, turma 06 do curso de metalmecânica,
Regidos pela administradora e educadora social Neusa Coelho.
Somos muitos, mas com um uníco objetivo,
buscar nossa qualificação social e engressar no mercado de trabalho"