Pesquisar

28/01/2011

Engevix contratará 800 aprendizes... (será?)

Em uma reportagem do Jornal Agora, a empresa Engevix fala sobre o crescimento da população na cidade do Rio Grande, e salienta que será gerado 6.400 empregos diretos, mais 800 vagas para aprendizes até o ano de 2013. (Será que vai acontecer?)
Nós Riograndinos ouvimos sempre falar que a mão de obra daqui da cidade ñ está preparada, pois falta qualificação... acho que não é bem o caso, pois geralmente as empresas que aqui chegam optam por trazerem profissionais de fora, o que dificulta as chances de quem se qualifica aqui de conseguir uma oportunidade.

Veja a reportagem:


Pesquisa da Engevix diz que em cinco anos RG terá entre 250 e 300 mil habitantes



O diretor comercial da Engevix Engenharia S.A., Antonio Droghetti Neto, participou, nesta quarta-feira, da reunião do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento (GTD), realizada na sala de reuniões da Prefeitura do Rio Grande, na qual foram debatidos vários assuntos relacionados com a operação da empresa na cidade. Ele esteve acompanhado pelo gerente de Recursos Humanos, Carmelo Gonela, e pelo assessor da vice-presidência, Celso Parisi. Na abertura do encontro, que também contou com a participação do vice-prefeito Adinelson Troca e de secretários municipais, o prefeito Fábio Branco deu as boas vindas aos representantes da Engevix destacando o importante momento que a cidade vive.

Celso Parisi agradeceu o apoio que a administração municipal vem dedicando a expansão do Polo Naval. Já Antonio Droghetti Neto disse que a Engevix contratou uma pesquisa para avaliar o crescimento populacional que Rio Grande vai enfrentar nos próximos cinco anos, na qual foi concluído que o Município poderá saltar para 250 a 300 mil habitantes. Em função disso, as demandas em várias áreas serão muito grandes. “Na visão da Engevix precisamos ter um alinhamento de interesses com objetivos comuns entre a empresa e o Poder Público. Aqui na cidade já estamos conseguindo avançar muito”, comentou o executivo.

Na construção dos oito cascos para plataformas destinados à Bacia de Santos, na região conhecida como Pré-sal, deverão ser gerados 6.400 empregos diretos, mais 800 vagas para aprendizes até o ano de 2013, além de 7 mil indiretos. Para a empresa, a responsabilidade social cresce com o impacto que será causado pelo empreendimento. Droghetti salientou que um planejamento estratégico é fundamental para garantir a qualidade de vida da população e também a retenção da mão-de-obra aqui. Para ele, é preciso criar uma referência no Brasil de como o Município pode absorver positivamente um grande impacto.

Um projeto habitacional direcionado aos funcionários da Engevix está sendo desenvolvido, onde serão construídas 6 mil residências. Outros assuntos relacionados com a capacitação da mão-de-obra, que tem a participação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e também da Educação e Saúde foram tratados na reunião de trabalho. A disponibilização pela Sedai de uma área de 200 mil metros quadrados no Distrito Industrial visando a instalação de uma unidade fabril para produzir e estocar blocos estruturais de aço com peso de até 300 toneladas destinados a posterior montagem dos cascos no dique seco, foi citada na reunião.

Ao final, o prefeito agradeceu a presença dos diretores da Engevix e colocou todas as secretarias a disposição para um trabalho forte e em conjunto visando ao desenvolvimento da cidade do Rio Grande.

(* PROJOVIANOS: O jeito agora é esperar, para vermos se teremos uma oportunidade de emprego ou não, pois qualificados estaremos!!)

12/01/2011

Noções de desenho Técnico

A representação gráfica é a maneira pela qual os diversos ramos da engenharia se valem para representar seus projetos.
Seus princípios são regidos pelas normas de desenho técnico e são adotados internacionalmente pelas respectivas entidades de cada país responsáveis pela normatização.
No caso do Brasil essa entidade é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


DESENHO ISOMÉTRICO

Para que o "montador" possa conhecer todos os detalhes e dimensões de cada linha da peça faz-se necessário transmitir esses dados por meio de um desenho de fácil compreensão, claro e simples. Esses desenhos deve, portanto, ser mostrado em três dimensões: comprimento, altura e largura (ou profundidade). A melhor maneira de se fazer esse desenho é através de uma perpectiva isométrica.
O desenho em perspectiva isométrica é simplesmente chamado de "ISOMÉTRICO". Nesse desenho todo traçado é unifilar, isto é, em traço único, para quaiquer diâmetro, e pode ser feito sem escala, com a preocupação de guardar a proporcionalidade de suas dimensões.
No isométrico ou tubos verticais são representados por traços verticais para cima ou para baixo, e os tubos horizontais são representados por traços inclinados com ângulo de 30° sobre a horizontal, para a direita ou para a esquerda. Desse modo tem-se três dimensões básicas.