O complexo metal-mecânico engloba tanto as indústrias que se destinam á produção e ás transformações de metais, o que inclui tanto as empresas de bens e serviços intermediários como exemplo: fundições, forjarias, oficinas de corte, soldagem, etc., quanto os estabelecimentos destinados aos produtos finais como; bens de consumo, equipamentos, maquinaria, veículos e material de transporte. Conforme Laplane (1990) pode-se dizer que este grupo de atividades também representa o conjunto da produção de bens de capital e de bens de consumo duráveis.
O complexo metal-mecânico constitui um conjunto extremamente amplo e diversificado de setores de atividades econômicas, cuja característica comum consiste no fato de que os produtos gerados consubstanciam tecnologias em que os conhecimentos e técnicas, relacionados com a produção, processamento e utilização de metais constituem uma componente dominante (ROSENTHAL, 1995 apud IPECE, 2005).
Segundo Laplane apud Macedo e Campos (2001), só é possível nomear as atividades metal-mecânicas de complexo devido à existência de “encadeamentos” econômicos de suma importância entre as atividades, como exemplo: o fornecimento de equipamentos, componentes e acessórios de uma atividade para outra. No entanto, é importante destacar que o complexo mostra uma grande heterogeneidade, não só em relação aos produtos e ás firmas mais principalmente em relação à tecnologia utilizada nas diversas atividades.
material enviado pela: Francini Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário