Pesquisar

12/01/2011

Noções de desenho Técnico

A representação gráfica é a maneira pela qual os diversos ramos da engenharia se valem para representar seus projetos.
Seus princípios são regidos pelas normas de desenho técnico e são adotados internacionalmente pelas respectivas entidades de cada país responsáveis pela normatização.
No caso do Brasil essa entidade é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


DESENHO ISOMÉTRICO

Para que o "montador" possa conhecer todos os detalhes e dimensões de cada linha da peça faz-se necessário transmitir esses dados por meio de um desenho de fácil compreensão, claro e simples. Esses desenhos deve, portanto, ser mostrado em três dimensões: comprimento, altura e largura (ou profundidade). A melhor maneira de se fazer esse desenho é através de uma perpectiva isométrica.
O desenho em perspectiva isométrica é simplesmente chamado de "ISOMÉTRICO". Nesse desenho todo traçado é unifilar, isto é, em traço único, para quaiquer diâmetro, e pode ser feito sem escala, com a preocupação de guardar a proporcionalidade de suas dimensões.
No isométrico ou tubos verticais são representados por traços verticais para cima ou para baixo, e os tubos horizontais são representados por traços inclinados com ângulo de 30° sobre a horizontal, para a direita ou para a esquerda. Desse modo tem-se três dimensões básicas.


Um comentário:

  1. Pessoal, parabéns pelo blog! Continuem com as atualizações por que elas são a "vitrine" de vocês! Abraços, amo todos!

    ResponderExcluir