Pesquisar

12/02/2011

Reportagem Globo Repórter... (11/02/11)


Rio Grande (RS) tem o mar, tem a Lagoa dos Patos e, por isso, o destino de viver das águas, com suas ondas, seus altos e baixos. A cidade mais antiga do Rio Grande do Sul já foi a mais importante e esteve na lista das mais pobres. Agora, vive um novo tempo de prosperidade.
No porto, não muito longe do centro da cidade, plataformas gigantes estão sendo construídas por paulistas, mineiros, cariocas, gaúchos - gente de vários lugares do Brasil. Entre os 1,4 mil trabalhadores que circulam pelo polo naval.

E é só o começo, o futuro promete. Em dez anos, as obras no porto poderão gerar 40 mil empregos diretos e indiretos. Mas não bastam currículos e qualificação. A prova é que, das 100 vagas oferecidas pelo SINE todos os dias, só metade é preenchida.

“A empresa já quer o trabalhador prontinho, não quer se dar ao trabalho de ensinar a profissão para o trabalhador. Assim, se torna difícil para o nosso trabalhador que faz os cursos, mas, quando ele termina o curso e vai procurar emprego, ele bate na falta de oportunidade, na falta de experiência”, explica Dalva.

OBS: Reportagem resumida.

2 comentários:

  1. Adoorei o resumo , fiz um resumo sobre a reportagem para um trabalho de escola , e não chegou nem aos pés do seu . Gostei muito , Parabéns (:

    ResponderExcluir