A Engevix anunciou na manhã da quarta-feira do dia 16 de fevereiro de 2011 que, a partir de março, terá início a construção dos cascos dos navios para a exploração do pré-sal. O anúncio foi feito no Porto de Rio Grande, durante a visita do Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
Segundo o diretor Executivo da Ecovix – Engevix Construções Oceânicas, Gerson Almada, três pontos são fundamentais para o desenvolvimento das atividades do Estaleiro e vão exigir atenção especial do governador. São eles: a agilização dos trâmites para o licenciamento ambiental, a ampliação do Pólo Naval e a formação de mão de obra qualificada.
Almada ressaltou ainda que a empresa tem grande preocupação com o crescimento da Metade Sul do Estado, como as questão de segurança, habitação, hotelaria e mobilidade. “A reunião foi extremamente produtiva. Nós não podemos fazer um empreendimento deste porte fechado. É importante um envolvimento integrado em todas as áreas”, disse ele.
Já Tarso Genro se reuniu com executivos da Petrobras e da Engevix, empresa que construirá as oito plataformas do tipo FPSO (unidades de produção flutuantes, com propulsão própria, capaz de armazenar óleo e gás).
O Governador se comprometeu a determinar a contratação imediata de mão de obra qualificada para auxiliar a Fepam em relação às licenças ambientais. Essas autorizações são importantes para a duplicação do Pólo Naval de Rio Grande. Acompanhado de secretários estaduais, Tarso afirmou que essa é uma das prioridades do seu governo.
Entre as medidas destacadas por Tarso, estão a elaboração de um Plano Diretor, acordos com universidades, escolas e instituições de ensino para cursos técnicos, Fundopem específico para a Metade Sul que atraia empreendimentos e ações integradas entre secretarias que permitam, entre outras finalidades, que micro e pequenas empresas possam desenvolver-se.
Nesta quarta-feira começaram as obras físicas das plataformas, possíveis com a chegada de 20 mil chapas de aço (quatro toneladas cada), desembarcadas no último final de semana, vindas da Coreia, no navio STX Azaleia. As peças de metal são suficientes para a montagem de metade de uma plataforma ou casco.
O restante das chapas está programado para os próximos meses. O cronograma prevê que, em 2013, dois cascos estejam prontos. Até 2015, a meta é a montagem de quatro plataformas. Para tanto, está previsto o investimento total de US$ 10 bilhões (construção das oito plataformas), com a geração de 5,8 mil empregos diretos e outros 17,4 mil indiretos.
Material enviado por: Alessandra Farias
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